analytics

domingo, 25 de maio de 2014

Você sabia que cães também têm dentes de leite?


Veja mais sobre o assunto:

Os dentes de leite nascem por volta de um mês de idade, na época do desmame, quando os filhotes começam a se alimentar sozinhos.

A troca de dentes ocorre perto dos quatro meses de idade e pode se estender até o sétimo mês de vida. Às vezes acontece tão rapidamente que muitos tutores nem notam. Os dentes de leite são normalmente engolidos pelo próprio cão.

Alguns cães ficam muito ansiosos e podem querer roer objetos, daí a importância de fornecer brinquedinhos próprios para pets.

Os filhotes apresentam 28 dentes de leite que mais tarde serão substituídos pelos dentes permanentes. Um cão adulto tem 42 dentes (20 na mandíbula superior e 22 na mandíbula inferior).

Normalmente não é necessária nenhuma intervenção, tipo puxar ou extrair os dentes “moles” durante esse período de troca. Você pode ajudar o filhote oferecendo brinquedos que sejam adequados a esse período da vida e que irão aliviar o desconforto que os dentes em nascimento causam. O incômodo será aliviado com a mastigação de brinquedinhos.

As gengivas inchadas e algum sangramento podem ser observados quando o dente de leite se solta, mas não se assuste, isso é perfeitamente normal.

Raças de pequeno porte, como os maltêses e yorkshires, podem sofrer com a chamada dentição dupla: quando dentes de leite não caem na época apropriada e ficam “aderidos” aos dentes permanentes. Isso ocorre com mais frequência nos dentes caninos.

Os donos de cães dessas raças devem ter atenção nos dentes durante essa época. Se os dentes de leite ainda não tiverem caído durante este período dos quatro aos sete meses, possivelmente seja necessária intervenção veterinária para extração.

A dentição dupla favorece a formação de placas bacterianas, tártaro e infecção das gengivas, não é aconselhável ignorá-la.

Nenhum comentário: